Incentivo aos servidores, automatização de benefícios e o sistema remoto para trabalho são as frentes para diminuir as filas.


Por Anasps | Em entrevista à BBC News Brasil, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Vieira, garantiu que a sua gestão aposta em três frentes para reduzir as filas de benefícios em análise: incentivo aos servidores para agilizar o serviço, automatização de benefícios e sistema remoto de trabalho para funcionários.

Renato afirma ainda que a responsabilidade dos atrasos e a solução, não é apenas do "serviço público". Não podemos nos tornar dependentes da forma analógica de trabalho. Se o INSS continuar fazendo o que já faz, com a mesma metodologia analógica, vamos ter que repor, duplicar, triplicar (a quantidade de funcionários)", argumentou.

O presidente anunciou que a automatização está prevista para iniciar em dezembro.

Serviços digitais

A partir do mês de julho os serviços digitais já serão expandidos nos sites, aplicativos e através da Central de Atendimento 135. As agências serão utilizadas apenas para complementação de documentos em casos necessários, ou para fazer perícia de auxílio-doença com o agendamento na internet.