Doença degenerativa e progressiva que resulta em declínio das funções cognitivas, o Alzheimer tem significativo impacto social, afeta o comportamento e a personalidade do paciente e reduz sua capacidade de trabalho.
O Alzheimer não tem cura, afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos de idade e tem como sintoma mais conhecido a falta de memória. O esquecimento, no entanto, não é o único indício da doença. Conheça outros sinais discretos de Alzheimer para observar em idosos:
Sintomas discretos de Alzheimer
Irritabilidade
Mudanças bruscas de humor e comportamento, irritabilidade e instabilidade emocional podem ser sintomas iniciais de Alzheimer que nem sempre são facilmente relacionados à doença, segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, EUA.
Isolamento social
Com dificuldade de acompanhar tarefas e processos que antes eram naturais, o idoso com Alzheimer pode buscar isolamento, se afastar do trabalho e do convívio de amigos e familiares, de acordo com informações do Alzheimer's Association.
Dificuldade de leitura
Além da dificuldade em ler, confusão ao determinar cores, contrastes e distâncias, assim como problemas na compreensão de imagens visuais podem indicar um quando de Alzheimer.
Sonolência excessiva
Um estudo publicado na revista científica JAMA Neurology mostrou que a necessidade de dormir por períodos mais longos, inclusive durante o dia, foi associada a um aumento do acúmulo de amiloides, uma proteína que, no Alzheimer, estrangula as células nervosas no cérebro.
Apesar de não ter cura, o Alzheimer pode ser tratado e, identificado precocemente, evita o agravamento da doença. A terapia principal consiste no uso de remédios inibidores da acetilcolinesterase, enzima que degrada a molécula acetilcolina, ligada aos processos de memorização.
O paciente com Alzheimer ainda poderá ser orientado a fazer uso de fórmulas à base de cloridrato de memantina, que protege as células nervosas e melhora o sistema cognitivo. Por: /www.vix.com