Quem tem direitos trabalhistas como seguro-desemprego, FGTS e abono salarial precisa do PIS para receber os benefícios. Mas muita gente não sabe quais são os números. Por isso vamos ajudar você que quer consultar o PIS pelo CPF.


Antes de mais nada...

Leia também Calculadora que simula tempo contribuição no INSS

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social que as empresas fazem. O dinheiro dessa contribuição financia o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. O objetivo do PIS é transferir renda ao trabalhadores de baixa renda.

Muitas vezes, ele aparece como PIS/PASEP ou NIT/PIS. O PASEP é o Programa de Formação do PatrimÒnio do Servidor Público, um tipo de PIS para funcionários públicos. E o NIT, ou Número de Identificação do Trabalhador, vai substituir o PIS/PASEP.

Como consultar o número do PIS pelo CPF?

Uma maneira simples de consultar o PIS com o seu número de CPF é por meio do site Meu INSS. A ferramenta centraliza diversos serviços e, além de consultar o seu PIS, você pode conferir o seu tempo de contribuição.

Acesse o portal Meu INSSClique em Entrar (no canto superior direito)Selecione Cadastre-sePreencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado)Clique em PróximaAnote a senha que o sistema vai criar para vocêInforme seu CPF e a senhaFaça o login e altere a senha para uma de sua preferênciaAcesse novamente, desta vez com a sua senha

Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Prontinho! Você já conseguiu consultar o PIS pelo CPF.

Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultar a Carteira de Trabalho.

O governo liberou o saque ao PIS para alguns trabalhadores. Confira no site da Caixatodas as informações sobre quem tem direito e como fazer o saque.

Leia também Milhões de profissionais ficarão sem o Pis-Pasep com a Reforma da Previdência

Abono salarial

Um dos principais usos do PIS é o recebimento do Abono Salarial. Esse benefício é concedido aos trabalhadores de baixa renda. Se você trabalhou com carteira assinada no ano passado e recebeu até dois salários mínimos, você tem esse direito. Agora, você pode receber um abono de um salário mínimo.

Além das duas regras acima, você também precisa ter:

5 anos de cadastro no PIS/PASEPSeus dados relacionados na RAIS 2018 e enviado para o Ministério do Trabalho dentro do prazo (obrigatoriedade do empregador).

A Caixa EconÒmica Federal tem o calendário completo do pagamento do Abono. Outra forma de sacar os seus benefícios trabalhistas é com o Cartão Cidadão. Confira como desbloquear o seu!

Por Mix Vale