O movimento “Outubro Rosa” foi criado nos anos 90, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil teve iniciou em outubro de 2002, com o Obelisco do Parque do Ibirapuera iluminado com luzes cor de rosa.
A campanha internacional tem como principal objetivo conscientizar as mulheres para identificar o câncer de mama rapidamente e tornar eficiente o tratamento e o seu controle.
No Brasil acontecem inúmeras atividades, entre elas a realização de exames de prevenção gratuitos às mulheres, como a mamografia, que permite identificar precocemente nódulos cancerígenos a fim de que sejam realizados os procedimentos necessários para um combate eficaz da doença e uma redução da mortalidade provocada por ela.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade em decorrência desse tipo de câncer no Brasil é alta justamente em razão de o mesmo ser diagnosticado em estágios avançados. É importante destacarmos que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.
Mudar este cenário será possível somente com a mobilização e a participação de todos para que cada vez mais mulheres realizem os exames periódicos, o estimulo a prática esportiva, alimentação saudável entre outras ações que venham a possibilitar qualidade de vida, saúde, respeito e dignidade a todas as mulheres.
Maria Auxiliadora dos Santos é secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Força Sindical