Calendário de pagamentos se inicia em 13 de setembro.

Todos os trabalhadores com contas ativas (do atual emprego) ou inativas (de empregos antigos) do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm direito a sacar até R$ 500 de cada uma delas, de acordo com o valor do saldo disponível. Para quem tem conta poupança da Caixa Econômica Federal, os pagamentos são automáticos e feitos a partir de 13 de setembro; para os demais, o calendário se inicia em 18 de outubro.

Opcional, o saque é uma medida de estímulo à economia anunciada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) e pode garantir um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 1% em 2019. Ao todo, 96 milhões de brasileiros poderão ser beneficiados pela liberação. Não há limite para o número de contas, então um mesmo trabalhador poderia sacar, por exemplo, R$ 2.500 de cinco contas diferentes.

Para quem optar por não fazer o saque, o dinheiro seguirá na conta do Fundo de Garantia . A exceção é feita aos que têm conta poupança na Caixa, que terão de avisar o banco caso não pretendam usar o dinheiro.

Para clientes da Caixa , o pagamento será dividido em dois calendários:

- Crédito automático em conta poupança – contas abertas até 24/7/2019

- Aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril - a partir de 13 de setembro;

- Aniversário em maio, junho, julho e agosto - a partir de 27 de setembro; e

- Aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro - a partir de 9 de outubro.

- Quem não quiser o crédito automático pode cancelar pelo site , internet banking Caixa e no App FGTS .