Os segurados do INSS que perderam a senha de acesso aos serviços do Meu INSS agora podem recuperar o código por email ou mensagem pelo celular. Ou seja, agora não é mais preciso ir à uma agência da Previdência, nem refazer o trâmite de acesso ao portal do instituto, que agora oferece mais de 90 serviços online.
Ao entrar no site gov.br/meuinss, clique do lado direito ao alto na página em "Login". Em seguida vai abrir uma aba escrita gov.br onde o usuário vai informar o número do CPF. Logo depois outra página abre e abaixo do CPF vem escrito "Esqueci minha senha", basta clicar nesse ícone. Em seguida o segurado vai receber um link pelo e-mail ou celular cadastrado para fazer outra senha. Pelo aplicativo para celular também é possível recuperar a senha.
"É sempre aconselhável manter seus dados de contato atualizados. Os serviços digitais do INSS trarão mais comodidade a cada dia para os cidadãos", orienta o diretor de atendimento do INSS, Castro Júnior.
É importante ressaltar que o e-mail e telefone para recuperação da senha são aqueles que constam no site de acesso único gov.br quando foi feito o cadastro para acessar o portal Meu INSS. A alteração de e-mail e telefone no sistema do INSS não altera esse cadastro.
Por isso, para alterar os dados de recuperação da senha, o segurado precisa então acessar diretamente o endereço acesso.gov.br, fazer o login, utilizando CPF e senha do Meu INSS e, então, efetuar a alteração do cadastro.
Canal de serviços
É importante destacar que o portal Meu INSS é o principal canal para solicitações de serviços do instituto, que reforçou a aposta no INSS Digital e ampliou a oferta DE solicitações via internet.
O cadastro para acessar a central de serviços pode ser feito pela internet ou pelo telefone 135 - e na agência, se houver necessidade. A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias.
Os bancos que possibilitam essa opção são: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicredi.
Prova de vida direto no banco
O INSS publicou ontem uma resolução que regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha para os beneficiários INSS, bem como a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras. O documento diz ainda que esse procedimento deve ser feito anualmente, independentemente da forma de recebimento do benefício.
"A comprovação de vida e a renovação de senha deverão ser efetuadas na instituição financeira pagadora do benefício, por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria ou mediante a identificação por funcionário da instituição financeira ou ainda por qualquer meio definido pelo INSS que assegure a identificação do beneficiário".
De acordo com o próprio instituto, o segurado que está com 60 anos ou mais deve se dirigir à instituição bancária que efetua seu pagamento de benefício e realizar a renovação da senha de prova de vida, com o documento original ou se dirigir a qualquer posto do INSS para fazer a comprovação. os que tenham mais de 80 anos, que tenham dificuldade de locomoção, enfermo ou em internação hospitalar devem entrar em contato com a Central 135 e solicitar a visita de um servidor para comprovação, conforme informações do instituto. ( Por O Dia)