Aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao prazo de 12 meses, ante o recadastramento do ano passado, para fazer a comprovação.
O ano mal começou e os aposentados e pensionistas já devem ficar atentos à prova de vida do INSS, que é feita todo ano. Mas atenção: não é preciso correr ao posto da Previdência, o recadastramento, que é feito 12 meses após o anterior, pode ser feito no banco onde os segurados recebem o pagamento. Por exemplo: quem fez a prova de vida em janeiro ou fevereiro do ano passado deve ter atenção ao prazo para não ter o benefício suspenso. É importante ressaltar que após seis meses de suspensão do pagamento, e sem o comparecimento ao banco, o benefício é cessado.
O aposentado ou pensionista tem outras opções para fazer o recadastramento anual. Uma alternativa é agendar atendimento no posto do INSS pela Central 135, a ligação é gratuita. Outra é na página Meu INSS (www.inss.gov.br). Para isso é necessário criar login e senha. Em todos os casos é necessário apresentar documento de identificação com foto, como identidade, carteira de trabalho ou de habilitação.
original de identidade.
Os segurados com dificuldade de locomoção, enfermo ou em internação hospitalar podem entrar em contato com a Central 135 e solicitar a visita de um servidor para fazer a prova de vida. O procedimento é obrigatório e tem que ser feito dentro do período de 12 meses. Fica a cargo dos bancos fazer a comunicação do procedimento anual por meio dos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet.
As datas para ir ao banco variam conforme com cada instituição financeira. Alguns consideram a data do aniversário do beneficiário para a convocação e confirmação de que estão vivos. Outros convocam o segurado um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada.
Na dúvida da data para fazer o recadastramento, aposentados e pensionistas do INSS devem procurar diretamente o banco pelo qual recebem o benefício. As instituições oferecem a opção de ligações gratuitas. No Bradesco, o número é 0800 704 8383. No Itaú, 0800 722 7377; Santander, 0800 762 7777. No BB é possível ligar para 0800 729 0722, e Caixa Econômica 0800 726 0101.
O segurado que está fora do país por motivo de viagem, com doença contagiosa, dificuldades de locomoção ou tenha mais de 80 anos pode fazer a prova de vida por meio de procurador. Neste caso a procuração precisa estar cadastrada no INSS. O procurador precisa ir a uma agência da Previdência com um atestado médico emitido há menos de 30 dias e procuração registrada em cartório para ter o documento reconhecido pelo INSS. Por: Martha Imenes