Serão quatro palcos, com o tema “Amor a Cada Vista”, de exaltação à cidade, e destaque para título de Capital Mundial da Arquitetura.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta terça-feira, 3 de dezembro, os detalhes da festa de Réveillon na Praia de Copacabana. Uma das novidades é que haverá quatro palcos: o principal, em frente ao Hotel Belmond Copacabana Palace; e outros três, em pontos estratégicos, na altura da Rua Anchieta, no Leme; na altura da Rua Hilário de Gouveia; e entre as ruas Bolívar e Barão de Ipanema. A maior e melhor festa da virada do ano no mundo estará ainda mais grandiosa, com expectativa de superar o recorde de 2,8 milhões de pessoas, obtido na chegada de 2019.

- Essa ideia de mais três palcos em Copacabana não só privilegia o trânsito, mas também dá espaços à canção gospel, que é na nossa cidade o primeiro lugar disparado nas rádios. Essa música, pela primeira vez, terá palco especial para ela. Pela primeira vez, também, teremos o réveillon transmitido ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. Estamos falando de uma festa de mais de R$ 10 milhões, e queria agradecer muito a todos os nossos patrocinadores. O réveillon do Rio é fantástico e se espalha pelo mundo. Quem vem sempre volta, as pesquisas com turistas comprovam isso - disse Crivella, na apresentação da festa, no Hotel Fairmont, em Copacabana.

O tema da festa, "Amor a Cada Vista", remete à beleza natural e arquitetônica da Cidade Maravilhosa, que em 2020 se torna também a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). A proposta é que o turista fotografe e filme as deslumbrantes paisagens e construções cariocas e as divulguem nas redes sociais, com a hashtag #vemprorio.

- Não há festa no mundo que reúna três milhões de pessoas, como na Praia de Copacabana. Estamos trabalhando para superar os números de 2019, e vamos conseguir. Podem esperar por uma festa grandiosa, que vai reverberar mundo afora - destacou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Show pirotécnico e trilha sonora

A tradicional queima de fogos, com produção da Vision Show, terá 14 minutos de duração. O espetáculo pirotécnico contará com trilha sonora sincronizada, desenvolvida especialmente pelo músico Daniel Lopes, e começará pontualmente à meia-noite. Serão 10 balsas, com 16,9 toneladas de fogos com bombas de alto, médio e de baixo calibre e, claro, artefatos inéditos.

O público pode se preparar para novidades nas cores, na diversidade de bombas e na trilha sonora. A estrutura da festa contará ainda com sete telões para o público acompanhar os shows, 16 torres de comunicação com sonorização, 800 banheiros químicos, 4 postos médicos e 30 torres da Polícia Militar.
Criado por Abel Gomes, VP de criação e sócio da SRCOM, o palco tem 48 metros de largura e 16 metros de altura, três telões de LED e iluminação especial.
A festa da virada tem patrocínio da TIM Brasil e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Palco principal terá também abertura oficial do carnaval

A estrutura montada em frente ao hotel Belmond Copacabana Palace será mantida para uma apresentação inédita do Bloco da Favorita, no dia 12 de janeiro de 2020. A apresentação abrirá as comemorações carnavalescas e contará com participações especiais de outros artistas, movimentando o turismo na cidade com a união das nossas duas maiores festividades. Vale ressaltar que trata-se de um show no palco principal do réveillon - e não será um bloco circulando pelas ruas de Copacabana, mantendo os megablocos apenas no Centro, como no carnaval de 2019.

A ideia é atender à demanda da rede hoteleira, aumentando a permanência do visitante no Rio e o fluxo turístico no período entre réveillon e carnaval, e aproveitar a vocação turística da Cidade Maravilhosa.

Ocupação dos hotéis

Segundo pesquisa do Hotéis Rio, a média de ocupação dos hotéis cariocas, até o momento, está em cerca de 75% na capital, para os pacotes de 28 de dezembro a 1º de janeiro, mas a expectativa é de ultrapassar 90% na noite da virada. Há regiões com maior procura que já registram índices acima de 80%, como é o caso de Ipanema/Leblon e Flamengo/Botafogo, com 86% de quartos ocupados. Para a noite da virada, algumas regiões já registram média acima dos 90%, confirmando a expectativa da hotelaria.

Réveillon sustentável

A Comlurb prepara um esquema especial de limpeza. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana mantém uma estratégia para garantir que a festa da virada de ano seja sustentável, desde o réveillon 2013/2014. Na praia de Copacabana serão disponibilizadas quatro tendas em pontos da orla e 120 garis da coleta seletiva ficarão responsáveis por selecionar o material reciclável durante toda a noite do dia 31 para ser entregue na manhã do dia 1° de janeiro de 2020 à cooperativa Transformando, localizada no Ecoparque do Caju. Após a limpeza da faixa de areia e das pistas na manhã do dia primeiro, os resíduos também serão entregues aos catadores cooperativados da Transformando. A limpeza sustentável se estenderá a todas as praias da cidade que terão festa com apoio da Prefeitura.

Réveillon em outros nove pontos da cidade

A festa da virada acontece em outros oito palcos distribuídos em diferentes bairros, localizados no Flamengo, com direito a queima de fogos disparados de três balsas, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Parque de Madureira, Sepetiba, Guaratiba, Piscinão de Ramos e Penha.

Já na Barra da Tijuca serão 12 pontos de queima de fogos, com duração de 5 a 15 minutos, e cerca de cinco toneladas para iluminar o céu da região. Os hotéis Whydham Barra, Windsor Marapendi, CDesign Hotel Recreio, Hilton Barra, Marriott, Ramada Recreio, Windsor Barra e Grand Mercure participam da queima ao lado dos shoppings Barra World, Village Mall, além do condomínio Ilha Pura e do Quebra-Mar da Barra. Dois shows patrocinados pelos hotéis Windsor Barra e Grand Mercure completam a experiência de quem escolher a Barra da Tijuca para passar a festa da virada.

Line-up do palco principal de Copacabana:
(shows acontecerão das 19h às 3h)

Anayle Sullivan
Allyrio Mello
Diogo Nogueira
Ferrugem
Queima de fogos
DJ Marlboro
Escola de Samba da Mangueira

Números

- 14 minutos de fogos
- 4 palcos
- 10 balsas oceânicas, com distâncias iguais de 275 metros entre balsas, mantendo equidistância correta;
- 7 telões na orla
- 16 torres de comunicação com sonorização
- 16,9 toneladas de fogos
- 800 banheiros químicos
- 4 postos médicos
- 30 torres da PM.

Por:RioTur - (Foto capa: Fernando Maia - RioTur)