O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve disponibilizar na próxima quinta-feira (dia 22) o extrato com os valores da primeira parcela do 13° salário dos beneficiários. O pagamento está previsto para começar na semana que vem, e vai até 6 de setembro, acompanhando o calendário mensal. O extrato poderá ser acessado por meio do Meu INSS.


A antecipação de 50% do abono ocorre por meio de medida provisóriaenviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro. Nos anos anteriores, a antecipação ocorria por meio de decreto, o que não permitia prever a antecipação nos anos seguintes. A segunda parcela será paga no final do ano.

"Com a medida, a partir de agora, haverá previsibilidade para que, no futuro, os aposentados e pensionistas do INSS possam se programar, uma vez que terão uma garantia real de que receberão esse adiantamento no mês de agosto", explicou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

A antecipação do pagamento vai beneficiar aqueles que, durante o ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte e demais benefícios administrados pelo INSS que também façam jus ao abono anual.

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) ou Renda Mensal Vitalícia não tem direito a 13° salário.

Quem ganha um salário mínimo

Final 1 - 26 de agosto

Final 2 - 27 de agosto

Final 3 - 28 de agosto

Final 4 - 29 de agosto

Final 5 - 30 de agosto

Final 6 - 2 de setembro

Final 7 - 3 de setembro

Final 8 - 4 de setembro

Final 9 - 5 de setembro

Final 0 - 6 de setembro

Quem ganha mais de um salário mínimo

Finais 1 e 6 - 2 de setembro

Finais 2 e 7 - 3 de setembro

Finais 3 e 8 - 4 de setembro

Finais 4 e 9 - 5 de setembro

Finais 5 e 0 - 6 de setembro

( Por Mix Vale)