Site GDI - Provavelmente já passou pela sua cabeça que é preciso aproveitar para viajar e conhecer o mundo enquanto ainda se é novo, né? Mas, afinal, o que te faz pensar que existe uma idade ou fase certa para sair por aí desbravando cada cantinho do mundo? A verdade é que nunca é tarde demais para fazer as malas e se jogar em aventuras da vida!
Motivada pela vontade de viajar e conhecer lugares diferentes, a russa Elena Mikhailovna, de 90 anos, é a prova de que não existe idade limite para fazer o que nos deixa feliz. Por trás de seus enormes óculos, das rugas e dos cabelos brancos, “Vó Lena” como foi carinhosamente apelidada, viaja sozinha, de cajado, mochila nas costas e tem uma vida repleta de histórias. Histórias que com certeza servem de inspiração para as pessoas de todas as idades que sonham em viajar por aí.
A ideia de rodar o mundo partiu de amigos quando a russa tinha 83 anos, ou seja, 7 anos atrás. De lá para cá, Vó Lena viajou uma vez para a Polônia, para o Vietnã e para Israel, duas para a Alemanha e cinco para a República Checa. Além do dinheiro da aposentadoria, ela trabalha vendendo flores e ainda recebe contribuições de alguns parentes para poder realizar seu sonho de viajar cada vez mais. Atualmente ela viaja pelo menos duas vezes ao ano.
Vó Lena também revelou que embora tenha uma saúde consideravelmente frágil, prefere sair por aí e conhecer o mundo, ao invés de ficar em casa, na cidade de Krasnoyarsk, a cerca de 4 mil quilômetros de Moscou.
Ao ser perguntada sobre o que os conhecidos pensam a respeito do seu espírito aventureiro, ela brinca: “As meninas estão com inveja”.
“Quero dizer a todos da minha idade: não tenham medo de viajar. É necessário e útil conhecer o mundo” – afirmou a aposentada. Para ela, viajar é um meio de se sentir viva e de conhecer pessoas e culturas novas.